domingo, 15 de maio de 2011

Farmacêuticos no Exterior


Farmacêuticos no exterior



Resolvi criar essa página para os muitos (ou talvez só eu) farmacêuticos que se interessam em tirar sua licença de farmacêutico em outro país, no meu caso nos EUA. Tenho pesquisado muito, e tem poucas informações na net, principalmente em português. Então quem tiver interesse, segue aí!

Como obter sua licença de farmacêutico nos Estados Unidos??? 


Para obter a licença de farmacêutico nos EUA, é necessário preencher alguns requisitos:
Revisão de documentação de graduação e diploma, a prova FPGEE, TOEFL, NAPLEX e MPJE! Grego? Segue lendo...
________________________________________________________
FPGEEForeign Pharmacy Graduate Equivalency Examination.

Que por definição significa: que é um comitê que examina o “farmacêutico formado estrangeiro” ou algo do tipo, como sendo um farmacêutico que tem seu diploma aceito pela universidade reconhecida que seja fora dos 50 estados, do distrito de Columbia e porto rico.
Quem é norte-americano e fez faculdade de farmácia fora dos EUA, é considerado um “foreign pharmacy graduate” (estrangeiro nos olhos dos EUA em quesito de diploma) e que estrangeiros que se formaram nos EUA não.
Consiste de uma prova o FPGEE também, é um teste que é realizado de 5 a 6 dias por semana nos centros oficiais em todo o EUA. Para realização dessa prova tem que ter sido enviado toda a documentação, mais a ficha de inscrição/registro, as taxas pagas. Para mais informações: custserv@nabp.net
Agora temos um leve problema para uns, para outros nem tanto.
Para ser creditado no processo de Certificação do FPGEC, os candidatos devem fornecer documentação comprovando que tiveram um currículo de no mínimo 4 anos de graduação. PORÉM, depois de 1 de Janeiro de 2003, a graduação de farmácia mudou nos EUA, sendo agora um currículo de 5 anos, portanto agora temos que ter no mínimo um currículo de 5 anos de graduação na nossa universidade.

Como saber se o seu diploma é aceito e todo aquele blá blá?

O farmacêutico que ainda está empolgado pra tirar essa sua licença vai reunir toda sua documentação: diploma, histórico escolar e mais estágios que tiver feito (acho que contam pra algo) e mandar para uma empresa aprovada pelo NACES ou AICE ou ainda ECE para ser validado de acordo com os requisitos para comparação com o ensino de farmácia dos EUA. Lembrando que antes disso estes documentos devem ter sido traduzidos do português para o inglês por tradutor juramentado (eu sei que você possui ótimo conhecimento da língua inglesa...mas se não é juramentado...so sorry). Muitas empresas que fazem essa conversão do diploma também fazem tradução, é só dar aquela pesquisa boa._______________________________________________________________  
TOEFL

Temos mais um quesito a ser preenchido, o inglês of course!
Agora apresento aos novatos, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) o teste que prova o quanto de inglês sabemos compreender, escrever, falar e ler. O score que precisa no mínimo ser obtido segue abaixo:

TOEFL iBT

  • Reading: 21
  • Listening: 18
  • Speaking: 26
  • Writing: 24
O teste deve ser realizado num período de 2 anos (antes ou depois) de passar no FPGEE. Esse  teste também deve ser realizado por aqueles que tem como seu idioma nativo o inglês (por essa vocês não esperavam...nem eu pra ser bem sincera...) 

Master detalhe: VOCÊ NÃO PODE FAZER ESSA PROVA NO BRASIL! Yeap! Tem que ser realizada nos EUA em uma das unidades que seja membro do NABP (conselho nacional de farmácia do tio Sam)
__________________________________________________

            O NAPLEX (The North American Pharmacist Licensure Examination): ele é necessário em todos os estados excluindo a Califórnia que tem seu próprio exame.

É um exame que testa os conhecimentos adquiridos na graduação de farmácia, consiste numa prova de 4 horas e 15 minutos com 185 perguntas de múltipla escolha (são 5 opções). A maioria das perguntas são estilo estudo de caso e outras perguntas dissertativas ligadas diretamente ao paciente.
Esse exame é administrado diariamente num centro autorizado em todos os EUA.
 _____________________________________________________________
MPJE
A maioria dos estados requerem um exame sobre as leis farmacêuticas no estado, o Multistate Pharmacy Jurisprudence Examination(MPJE). É administrado em vários estados, e pra cada estado tem a sua prova diferenciada de acordo com as leis especificas do estado e as leis federais. Os candidatos têm que então fazer uma prova separada pro estado ou jurisdição onde querem tirar sua licença.
O MPJE é um teste de 2 horas, com 90 questões de múltipla escolha. Também é administrado diariamente nos centros autorizados.

__________________________________________________
Exames práticos

Alguns estados requerem que os candidatos passem em um teste de laboratório ou prático para garantir que os mesmos estejam preparados corretamente para dispensarem os medicamentos.

____________________________________________________________


Estágios

Todos os conselhos de farmácia dos EUA exigem que o candidato complete um estágio de 1.500 horas de experiência  que podem ter sido feitos durante o curso de graduação. Outros estados requerem que esse estágio seja feito somente depois da graduação e antes da licença (para  a licença ser dada). Isso vai depender do conselho de farmácia do estado que você pretende tirar sua licença. Se for o caso do estágio ser feito após a graduação tem que ser feita a inscrição no conselho para suas horas serem contadas. By the way esse estágio é remunerado ok? E bem remunerado! Não que nem aqui no Brasil sabe? Algo em torno de $30 a hora. 
_________________________________________________________

Então são essas as informações que eu possuo até agora. Isso sendo pesquisado através da internet aqui no Brasil. Quando eu estiver em terras norte-americanas terei mais informações...até lá!

Para mais informações sobre como tirar a licença acesse o link ali na barra lateral na direita...Pharmacy Overseas I e II! Nesses dois arquivos também possuem informações pra quem tem interesse em tirar sua licença no Canadá, Irlanda, Australia, Nova Zelândia!

Quem souber de mais informações ou se mudou algo desde então, avisa aí!
  
"The minute you settle for less than you deserve, you get even less than you settled for."
 Maureen Dowd

Nenhum comentário:

Postar um comentário